Na manhã de quarta-feira, professores que atuam na Educação Infantil em São Pedro do Sul tomaram a primeira dose da vacina. Além dos professores, outros trabalhadores como agentes de serviços complementares, funcionários que atuam na higienização, monitoras e estagiários também foram vacinados no município. A mesma cena se repetiu em Faxinal do Soturno, também na manhã de quarta-feira. Essas são mais duas cidades da Região Central que começaram a vacinar trabalhadores da Educação. Restinga Sêca e Cruz Alta também já tinham tomado à frente, entre os municípios da região, e dado início à campanha com esse grupo. Nesta quinta-feira, outras cidades iniciaram a inmunização de educadores como São Gabriel, Tupanciretã e Santiago.
Trabalhadores da educação começam a ser vacinados na próxima semana em Santa Maria
INICIARAM A VACINAÇÃO NESTA QUINTA-FEIRA
SÃO GABRIEL
A Prefeitura de São Gabriel iniciou nesta quinta-feiraa vacinação dos professores e funcionários de escolas no município. A etapa é realizada de acordo com a sequência de categorias prioritárias estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização, coordenado pelo Ministério da Saúde. Nesta primeira etapa serão vacinados os professores e funcionários das Escolas de Educação Infantil (berçário, maternal, pré A e pré B) de escolas públicas e privadas. Estes receberão a primeira dose da vacina da Pfizer/Biontech. Somente serão vacinados os professores e funcionários que constarem na listagem entregue pelas escolas à secretaria de Saúde do município.
TUPANCIRETÃ
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Prefeitura de Tupanciretã/Reprodução
Na manhã desta quinta também iniciou a vacinação dos profissionais da educação infantil de Tupanciretã. Em um trabalho conjunto entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde, os profissionais da educação, tanto da rede pública como da rede privada, receberam a vacina. Durante a manhã foram vacinado,s das 8h até às 10h, todos os profissionais da Educação Infantil, e das 10h ao meio-dia os professores dos Anos Iniciais e Professores da Educação Infantil da Zona Rural. Profissionais de outros níveis de ensino serão incluídos na próxima etapa.
SANTIAGO
Santiago iniciou a ação "A vacina vai à escola", antecipando a vacinação dos professores, funcionários de escola, merendeiras e equipes de limpeza. Nesta quinta, a aplicação da vacina Astrazeneca foi nas escolas Geraldina Borges e Neusa Manzoni. A vacinação também ocorreu nos ESFs, com a aplicação do imunizante da Pfizer.
INICIARAM A VACINAÇÃO NA QUARTA-FEIRA
SÃO PEDRO DO SUL
A EMEI Zilda Arns Neumann foi o cenário da vacinação no município, com 81 trabalhadores vacinados no primeiro dia em São Pedro do Sul. Quem trabalha nas EMEIs Professora Vanda Xavier Beltrame,Zilda Arns Neumann, Bertholdo Henrique Von Muhlen, Rosa Lazzarotto Arboitte e Naurelino Souto também tomou vacina, assim como profissionais da secretaria municipal de Educação. A ação foi feita com a chegada de 168 doses da Pfizer na cidade, que também foi usada em gestantes e puérperas. A vacinaçã da Educaçãp, que começou pelas creches, continuará de forma escalonada com profissionais da pré-escola, Ensino Fundalmental, Médio, EJA e Ensino Superir, nesta ordem. Segundo a prefeitura, isso foi possível tendo em vista que o município concluiu os grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunizações (PNI).
FAXINAL DO SOTURNO
Em Faxinal, com a conclusão da imunização das pessoas com comorbidades e gestantes, começou a vacinação para os professores, auxiliares e serventes das escolas da rede municipal e estadual.A primeira etapa da imunização dos profissionais da educação vai contemplar aqueles que atuam na creche e pré-escola. Nesta quarta-feira, o primeiro grupo recebeu a vacina nas dependências da Escola Paulo Freire e, na sexta-feira, a imunização será concluída no posto de saúde da Sede, tendo em vista que algumas pessoas fizeram a vacina da gripe recentemente e precisam aguardar o prazo de quinze dias para serem imunizadas contra a Covid-19.
PGE notifica sete municípios da Região Central e cobra aulas presenciais
Conforme o vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde Lourenço Domingos Moro, a vacinação terá continuidade de acordo com o recebimento de mais doses da vacina. As próximas etapas da campanha são para os profissionais da educação que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental, depois séries finais, Ensino Médio e EJA.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Prefeitura de Faxinal do Soturno (divulgação)
Adriana, professora de Educação Física, tomou a primeira dose
Para a professora de Educação Física Adriana Neu, que atua no Projeto Ciranda e, desde o início da pandemia está limitada as atividades remotas, receber a primeira dose da vacina é uma conquista:
- Me sinto feliz porque a vacina representa segurança, que só vai ser completa quando os alunos também estiverem vacinados. A educação física é movimento, deslocamento, troca de material, contato e estamos cada vez mais perto de voltar com tudo isso - comemora.
A professora Raquel Piveta Rampelotto, que leciona na Emei Beija-Flor, teve diagnóstico positivo para Covid-19 há pouco mais de um mês e enxerga a vacina como um sinal de esperança:
- É a proteção que temos agora, de imediato. Foi um dia muito importante", declara. Da mesma forma, a auxiliar de educação infantil Eliege Zanini Vendrúsculo esperava pela vacina. "Fico mais aliviada, por mim, pelos meus pais e pelas crianças.
ANTES DISSO
As cidades de Restinga Sêca e Cruz Alta já tinham começado a vacinar profissionais da educação. Porém, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou que as doses fossem aplicadas, antes, em grupos com comorbidades, seguindo a prioridade no Plano Nacional de Imunização (PNI). Agora, com a vacinação encerrada nesse grupo, as cidades dão início na campanha com professores.